MASSAGEM é uma ARTE, bem como uma CIÊNCIA.
O TOQUE é uma das necessidades mais básicas do ser humano e ocorre em todas as culturas. Ele pode ser usado como método de comunicação e aprendizado, além de proporcionar conforto e aumento da auto-estima. As pesquisas científicas indicam que o toque é necessário para o crescimento, desenvolvimento e função imunológica. Além disso, foi comprovado cientificamente que a ausência de toque pode causar barreiras significativas ao desenvolvimento dos seres humanos e dos animais. Em suma, o sentido do tato é essencial para a nossa sobrevivência e quando usado de forma adequada, pode trazer resultados incrivelmente positivos à experiência humana.
A prática regular e contínua de qualquer forma de massagem pode fortalecer o corpo, além de ajudar a prevenir vários problemas que podem ocorrer devido ao excesso de tensão e a alguma fraqueza da nossa estrutura corporal. A massagem pode estimular ou acalmar o sistema nervoso e ajuda a diminuir o cansaço.
Há muitas modalidades de massagens e cada uma tem seu objetivo, indicação e maneira de ser realizada, mas, em geral, os efeitos fisiológicos são basicamente os mesmos, diferenciando um ponto ou outro. Entre os principais, destacamos:
Remoção dos produtos catabólicos e metabólicos;
Estimulação do processo de cicatrização;
Melhora/Redução do edema e hematoma crônico;
Aumento da circulação sanguínea e linfática;
Aumento do fluxo de nutrientes;
Aumento da elasticidade do tecido conjuntivo;
Estimulação da atividade muscular;
Estimulação/melhora das funções viscerais;
Promoção do relaxamento local e geral.